quinta-feira, 16 de março de 2017

Flanelinhas

Flanelinhas
Cardosofilho
Resultado de imagem para flanelinhas imagens
Cá entre nós, à boca pequena, confesso ao amigo leitor: aturo mal os guardadores de carros. Malandros, e cada centavo que lhes dou me dói, não pelo valor em si, que é pequeno, mas pelo que representa de rendição à extorsão. Pago pela pseudossegurança que me oferecem, sob pena de, se não o fizer, ter o carro riscado.  Nas proximidades do restaurante em que costumo almoçar, há dois deles, cada qual em seu pedaço de rua, na Barão de Guaraúna. Curioso é que, quando chego para estacionar, antes das onze e meia, nenhum dos dois se encontra a postos. O expediente deles ainda não se iniciou. Quando saio do almoço, lá estão, à espreita dos proprietários dos carros. Como o movimento do restaurante que frequento, e de outro que fica na esquina, deve se encerrar às quinze horas, concluo que o horário de serviço dos flanelinhas vai das doze às quinze horas. Depois, extenuados pela labuta, presumo que voltem ao descanso.
Não há como escapar. Ao desligar o alarme do carro, o dispositivo apita e as luzes piscam, a denunciar que vou sair, e o guardador vem ligeiro, e se assemelha a ave de rapina em busca da carniça. A carniça sou eu. Um deles, me chama de “meu querido”, numa intimidade folgada, como fôssemos amigos. De minha parte, tenho de ser cordial. Não lhe devolvo o mesmo falso carinho, que seria o fim da picada, mas sou obrigado a ser cortês, além de dar-lhe dois reais, para prevenir danos ao meu carro. Costuma puxar um pouco de conversa. Um dia, me conta que dormiu pouco porque o filho pequeno não deixou, incomodou a noite toda, talvez com cólica, sei lá, e eu brinco que filho ou filha é assim mesmo, fácil e bom de fazer, mas trabalhosos de cuidar. Doutra feita, me diz que passou a noite no velório de um amigo, assassinado com três tiros na cara, de madrugada no Largo da Ordem. Segundo ele, a vítima “pegou” a bronca de um amigo, significando que assumiu a encrenca, envolveu-se no conflito, apanhou de um bando e, por fim, já moído de pancadas, levou os três tiros desfigurantes. Quanto ao amigo, o dono da bronca, este escafedeu-se com a ligeireza de coelho, quando a coisa ficou feia. Como se vê, tudo gente boa, da melhor qualidade.
Pois assim estamos. Os mandriões infestam a cidade, sem nenhum interesse em trabalhar. Alguém dirá que, na crise econômica que atravessamos, faltam empregos, o que justificaria o “bico” de flanelinha. Conversa fiada. Mesmo nos tempos de economia boa e ofertas de empregos, eles não se interessam. A vadiagem lhes dá liberdade e o necessário para sobreviver sem fazer força. Vivem o dia a dia, sem preocupação com o futuro. Os trocados diários, se pagam a comida e a maconha, são suficientes, de modo que tocam a vida em sossego. E, se apertar, sempre haverá saídas mais lucrativas, como o tráfico de drogas.
Escrevi acima que suporto mal os flanelinhas, que já nem usam mais o pano. Nessa conflituosa relação existe, porém, uma exceção, e me permito repetir o caso. Trata-se do guardador que faz ponto na rua Moysés Marcondes, próximo aos restaurantes ali instalados. Outro vadio, é certo, todavia, por obra do destino, ou da gentileza que há tempos me fez, tornou-se, digamos, meu amigo, embora o termo esteja incorreto. Não é amigo; apenas conhecido, mas de um conhecimento que lhe dá a liberdade de me chamar de tigrão, designação que atribui também a outros “clientes”, de maneira que não se trata de tratamento diferenciado, mas, seja como for, tem um quê de afetuosidade que afaga o ego do outro. Tigrão enche o peito, lembra força e virilidade, e o sujeito se sente bem. Detestável seria o tratamento de tio. Como tudo começou? Bem, inicou com uma sacolinha de biscoitos que deixei cair na rua, sem me aperceber. Pois o guardador, o Sandro, a apanhou, apressou-se em me alcançar e me a entregou. Daí para os cumprimentos diários e os trocados foi um pulo. Atualmente, sente-se à vontade para, vez ou outra, me “morder” um lanche, ou almoço. Ou uma ajuda para comprar passagem de ônibus para não sei onde e nem por quê. Mas é bom frisar. É o único guardador de carros que desfruta de minha tolerância voluntária e pacífica. Os demais, não.

Março de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

posse do Dr. Dálio Zippin Filho na Presidência do Conselho Penitenciário do PR

Joatan, eis as fotos da posse do Dálio, na Presidência do Conselho Penitenciário. agradeço,mais uma vez, seu empenho em ir prestigi...