quinta-feira, 30 de abril de 2020

Carta a José de Alencar



Carta a José de Alencar
Por ocasião de seu Centésimo nonagésimo-primeiro aniversário

Curitiba, 1º de maio de 2020.

Caríssimo Senhor José de Alencar (José Martiniano de Alencar).

Hoje é o dia do seu aniversário!
Seu nascimento foi em 1º de maio de 1829, em Messejana (atual bairro de Fortaleza, no estado do Ceará. Além de ser o principal romancista brasileiro, o Senhor também foi dramaturgo, jornalista, advogado e político. Entre tantas obras de sua brilhante carreira, gostaria de destacar o romance O Guarani, o qual serviu de inspiração ao músico Carlos Gomes para, na sequência, compor a ópera O Guarani. Segundo o site da Academia Brasileira de Letras: http://www.academia.org.br/academicos/jose-de-alencar/biografia, o Senhor é o patrono da cadeira número 23, por escolha de Machado de Assis.
Durante toda a sua vida, o Senhor procurou trazer, principalmente para os livros, as tradições, a história, os romances indianistas, a vida rural e urbana do Brasil. E o fez com excelência! Sua grandiosa obra causa, a todos que o leem, uma admiração enorme pela qualidade e pela amplitude, se considerarmos sua precoce morte, aos 48 anos de idade, vítima de tuberculose, no Rio de Janeiro.
Gostaria de lhe contar que o Senhor é o Patrono da Academia de Letras José de Alencar (ALJA), aqui de Curitiba, PR. Acabamos de completar 80 anos, no recente ano de 2019. Temos como Presidente uma advogada e jornalista curitibana, Anita Zippin, incentivadora da cultura curitibana, paranaense e brasileira. Nossa Academia de Letras é eclética. Contamos com pessoas que possuem uma cadeira patronímica e, também, sócios efetivos. Entre a gama de profissionais, temos advogados, professores, pintores, poetas, engenheiros, arquitetos, médicos, entre outros. E é na nossa diversidade de pensamentos que tentamos sempre encontrar a unidade dentro dos ideais que fundamentam as ações da Academia de Letras José de Alencar.
Encontra-mo-nos uma vez por mês. Nosso “piquenique cultural”, assim carinhosamente chamado, é um momento para compartilharmos lançamentos de livros, exposições, posses de colegas em outras entidades culturais, dentre outras ações e momentos, assim como compartilhamos um lanche gostoso, ao término da sessão. Somos uma comunidade literária e democrática. Nossa Presidente sempre recebe novos candidatos a sócios efetivos dizendo que “diplomas todos temos. O que nos dignifica é pelo ser humano que somos, e principalmente pelas nossas atitudes em relação ao outro, pelo outro, para os outros”.
Por isso tudo, compartilho, na verdade, no dia de hoje, o que mais nos incentiva a saudá-lo: o fato de querer que receba os nossos parabéns! Estamos certos de que, também, o nosso, também é da nossa gente.
Antes e, acima de tudo, saiba que todos nós, brasileiros de todas as artes, honramos o seu nome. Honramos a sua obra. Honramos o que fez pelas letras brasileiras e para dignificar mais o nosso país. Profundamente agradecidos pelo exemplo que nos deixou, receba nossos abraços, afetivos e acadêmicos!
Nas suas belas palavras nos refugiamos:
“Tenho fé no amor, com ele vencerei o impossível.” José de Alencar

Anita Zippin (Presidente da ALJA – Cadeira 7 / Patrono Humberto de Campos.
Tania Cascaes (Diretora Cultural – Cadeira 40 / Felinto de Almeida
Texto: Vera Lúcia Rauta (Tesoureira – Cadeira 5 / Patrono Júlia da Costa
Revisão: Engelbert Schlögel (Sócio Efetivo)
Ilustração: João Carlos Bonat (Sócio Efetivo)

Colaboradoras:
Angela Maria dos Santos (Sócio Efetivo)
Cintia Maria Honório (Sócio Efetivo)
Ross Mary Capriotti Strano Vieira (Sócio Efetivo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GRATIDÃO OS HEROIS DA PANDEMIA