quinta-feira, 29 de junho de 2017

Aplauso dos medíocres

Aplauso dos medíocres
Cardosofilho
Resultado de imagem para inveja imagens

Reunido com amigos para o almoço trivial de uma segunda-feira, calhou de falarmos sobre a inveja e vaidade humanas, e só poderiam ser humanas, pois os demais bichos, sem a inteligência que acreditamos que tanto nos diferencia e nos torna superiores a eles, têm a perfeição de não carregar esses dois incômodos sentimentos. Conversávamos sobre o mundo das artes, em que o sucesso alheio costuma machucar e exasperar. Ocorreu-me então dizer que a inveja é o aplauso dos medíocres. Um dos amigos indagou se a frase nascera ali, naquele instante, ou se a havia lido em algum lugar. Respondi que me viera naquele momento. Guilherme, meu filho, sentado à minha frente, desconfiou: “Acho que já ouvi essa frase antes”. A dúvida se instalou. Teria sido eu, naquele preciso momento, o autor ou a frase, recolhida alhures, estivera adormecida em meu cérebro e me assaltara de repente, despertada pelo tema da conversa? Recomendei, então, que consultássemos o Google.
Foi o que fiz, ao chegar em casa. Nada encontrei, de modo que proponho a tarefa aos amigos leitores. Longe de mim querer me apropriar do alheio, mas, por ora, salvo prova em contrário, a frase é de minha autoria, surgida na informalidade e leveza de um almoço com amigos.
Sobre vaidade, dela sofro só um pouco, exprimida em detalhes que não fazem mal a ninguém. Por exemplo, desde garoto gosto de ter os sapatos bem limpos, e há uma cena, eu já homem feito, que ficou registrada a título de troça: numa feira de exposição de gado, sob a poeira que tomava o ar quente da tarde, retirei do bolso um lenço de papel e espanei o pó dos sapatos. Pois é assim. Incomoda-me que não estejam limpos e polidos e considero que sapatos malcuidados liquidam qualquer pretendida elegância. Outro sintoma: dentro de minhas possibilidades, procuro estar adequadamente vestido.  Hoje, dedicado ao ofício de escrever, melhor seria dizer passatempo, aderi à informalidade das calças de brim, uma boa invenção, sem dúvida. Vez ou outra, bem raramente, visto terno e gravata, e então cuido de combiná-los bem. O que mais posso acrescentar à minha vaidade? Ah, sim, gosto de andar com os cabelos cortados e penteados. Enfim, amigos, nada excessivo.
Quanto à inveja, dela não padeço. O sucesso alheio não me incomoda. Tenho a humildade de reconhecer os méritos dos que chegaram ou chegam mais longe. É a vida, por isso vou tocando do que dela ainda me sobra, satisfeito em poder conversar com os amigos por meio de minhas crônicas, com a única e vaidosa pretensão de ter meus textos lidos e apreciados. É suficiente. A literatura é caminho íngreme e áspero, repleto de acasos e segredos, e poucos chegam ao topo chamado sucesso, este traduzido em elevada vendagem de livros e recompensa financeira.  Fico no cronista amador, o que, em dito antigo e popular, está bom para o meu tamanho e grossura do pescoço.

Junho de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

posse do Dr. Dálio Zippin Filho na Presidência do Conselho Penitenciário do PR

Joatan, eis as fotos da posse do Dálio, na Presidência do Conselho Penitenciário. agradeço,mais uma vez, seu empenho em ir prestigi...