quinta-feira, 20 de maio de 2021




 ATA DO 2.o PIQUENIQUE CULTURAL VIRTUAL DA ACADEMIA DE LETRAS JOSÉ DE ALENCAR (ALJA) DE CURITIBA, PR, NO MÊS DE MAIO – 2021

 

Aos dezenove dias do mês de maio, dois mil e vinte um, foi realizado o 2.o Piquenique Cultural da Academia de Letras José de Alencar (ALJA) de Curitiba – PR, em formato virtual, tendo sido iniciado pelo aplicativo Google Meet, às 17h30, em primeira convocação. A reunião foi aberta por Alberto Vellozo Machado às 18 horas. Alberto recebe a todos lendo o poema “A PROPÓSITO DOS DIAS DA MÃE”:

Tenho saudades dos carinhos maternos,

Sua falta, entanto, não choro,

Não foram, ficaram, ecos eternos,

N'alma, no peito, amor penhoro.

Mãe, símbolo de tempos ternos,

A lembrar tal época, adoro.

Sentimentos caros, sempiternos,

Seu amor, recordo e coro.

Enquanto viver eu cá,

Direi de seu carinho,

Tépida companhia moral.

E ao lado seu estar lá,

Tempo outro, novo caminho,

Anseio, anelo, mãe, seu colo espiritual.

Na sequência, a Presidente da ALJA, Anita Zippin, deu por aberta a reunião. Anita deu as boas-vindas a todos os presentes, ressaltando o espírito acadêmico de todos e o interesse de confrades e confreiras se encontrarem. Anita apresenta o mais recente livro do Presidente de Honra da ALJA, Professor Arioswaldo Trancoso Cruz, “Versos Cadentes”, com ilustrações de João Carlos Bonat e publicado pela Bonijuris - leia-se Dr. Luiz Fernando de Queiroz – e que faz parte da Coleção Helena Kolody. Tomada pela emoção, Anita nos conta que prefaciou o livro do Professor Arioswaldo. Anita também nos informa que o livro estará à venda por R$ 50,00 (cinquenta reais). Em seguida a tesoureira da ALJA, Vera Rauta, relembrou a criação de um grupo no aplicativo WhatsApp – ALJA OFICIAL –, exclusivamente para avisos institucionais da ALJA, como: comunicação das datas das reuniões, Save the Date(s), avisos de lançamentos de livros e outras atividades acadêmicas, artísticas e sociais. Vera também ressaltou que todos os membros que hoje fazem parte do primeiro grupo de WhatsApp da ALJA – doravante AMIGOS da ALJA – foram incluídos no grupo da ALJA OFICIAL. Com relação às anuidades da ALJA, Vera reforçou o pedido de Anita que pede uma contribuição, opcional, para o ano de 2021, no valor de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais). Para tanto, foi compartilhado o PIX de Ariadne Zippin (CPF: 796.468.169-91). Vera pediu a quem fizer o depósito no PIX de Ariadne que comunique para que seja emitido um recibo. Vera refez o convite a todos os presentes que se apresentem nas outras reuniões de 10 a 15 discorrendo sobre um assunto que tenha um teor significativo para o convidado e que, também, seja de interesse dos presentes. Já confirmados para as reuniões de:

Junho: Paulo Roberto Mudrovitsch Bittencourt

Agosto: Alberto Vellozo Machado

Setembro: Sandra Moreira Oliveira

Outubro: João Carlos Cascaes

Novembro: está em aberto para quem quiser participar.

Vera também agradeceu a confecção do banner Save the Date por nossa confreira Angela Maria dos Santos, a João Carlos Cascaes pela gravação do evento e à presença da ilustre Presidente da União Brasileira de Trovadores, Dra. Andréa Motta, que encantou a todos por sua simpatia e perfeita sintonia com os valores da ALJA. Andréa fez um convite a todos para que participem de uma palestra com a Professora Denise Guimarães da Academia Feminina de Letras do Paraná, dentro das comemorações de seu Jubileu de Ouro, no próximo dia 25/05, às 18 horas. Denise falará sobre “Literatura e Cinema: Ecos Medievais em O Nome da Rosa”. A palestra será através da Plataforma Zoom com transmissão ao vivo, pelo Youtube. O evento é uma parceria da Academia Paranaense da Poesia, do Centro de Letras do Paraná e da União Brasileira de Trovadores – Seção Curitiba. O link de acesso foi disponibilizado na semana que antecede a palestra no grupo ALJA OFICIAL, assim como por e-mail. Também houve a reapresentação do Confrade Professor Doutor Engelbert Schlögel, sócio correspondente, residente em Graz, Áustria sobre o tema “Voluntariado”. Engelbert se encontra atualmente no Brasil. O tema foi amplamente discutido por Engelbert, que promoveu uma reflexão abordando três conceitos importantes: o voluntariado, a caridade e a assistência social. Tal iniciativa fez com que outros confrades e confreiras queiram testemunhar suas ações nesta área que se encontra em constante discussão no Brasil. A Professora Tânia Cascaes, Diretora Cultural da ALJA, relatou assuntos ligados à sua pasta. Estava incumbida de ler uma linda homenagem escrita por Anita para seu ex-professor, jurista e amigo Dr. René Ariel Dotti, falecido recentemente. Tania comentou que fará um Abstract do texto de Anita e colocará no grupo de WhatsApp da Alja Oficial. Tania também faz uma linda homenagem à irmã da confreira Sandra Moreira Oliveira, Sra. Regina, falecida no último dia 16/05/21. Mais uma vez foram divulgadas as datas dos próximos encontros: 16/06, 18/08, 15/09, 20/10 e 17/11/21. A Presidente Anita Zippin, antes de dar por encerrada a reunião, propõe que sejam dados uma Moção de Louvor para Arioswaldo Trancoso Cruz e João Calos Bonat, pelo trabalho em Versos Cadentes e para Vera Lúcia Rauta pela publicação de seu mais recente livro na área da educação bilíngue: Ensino Bilíngue em Escolas Públicas – Conversa com Professores pela Editora Appris de Curitiba. Anita também convida a todos os presentes para visitar a nova sede de da Academia, o Estúdio Academia de Letras José de Alencar. Essa sala foi cedida pelo Dr. Luiz Fernando de Queiroz, proprietário da Editora Bonijuris de Curitiba, que se situa no Edifício Lustosa, 16.o Andar. Vera Rauta fez uma apresentação de eslaides mais uma vez, com fotos do novo espaço. No final da apresentação dos eslaides, pede que nossa confreira Sandra leia a crônica: “Meus amigos são todos assim: metade loucura, outra metade santidade.”

Às 19h30, Vera Rauta finaliza a reunião virtual.

Assinam a ata a Tesoureira Vera Lúcia Rauta e Engelbert Schlögel.

 

 

 

 

Presentes:

Alberto Vellozo Machado

Andréa Motta

Anita Zippin

Dione Souto Rosa

Elisa Monticelli

Engelbert Schlögel

João Carlos Bonat

João Carlos Cascaes

Paulo Rogério Mudrovitsch Bittencourt

Rubens Faria Gonçalves

Sandra Moreira Oliveira

Tania Rosa Ferreira Cascaes

Vera Lúcia Rauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GRATIDÃO OS HEROIS DA PANDEMIA