quinta-feira, 21 de maio de 2015

ANIVERSÁRIO

Aniversário

Cardoso Filho

Setenta não são sete, diria a viúva gorda e patusca, personagem criada por Nelson Rodrigues em suas crônicas. A expressão me ocorre diante do fato de que colho neste maio mais uma flor de outono. A colheita começou há setenta anos, num maio que festejava o fim da II Grande Guerra, na Europa. Carrego, pois, um nutrido buquê de flores outonais. Não sei por quê, dá-se a esse montante de aniversários um significado meio cabalístico, como se fosse muito diferente de sessenta e nove ou setenta e um. Na verdade, não representa nada além de um marco na veteranice cada vez mais acentuada e indisfarçável.
Seria bom ter menos. Vigor da mocidade nunca é demais, sem querer dizer que gostaria de voltar no tempo. Na impossibilidade, vou em frente com o possível e a tranquilidade de não ter razões para queixas mais sérias. Na armadilha do pensar, embarca-se no poderia ter sido melhor, e sempre pode, bastava que tivesse feito assim ou assado, ou não feito, ou dito, ou calado, ou ido, ou voltado. Bobagens. O passado é um vasto campo para nossas cogitações tardias. Um morto exposto à necropsia de nossas recordações.
          Importante é a autoindulgência pelo que se deixou de fazer ou não deu certo. Viver é isso mesmo, mistura de erros e acertos, felicidades e infelicidades, encontros e despedidas, e ninguém atravessa estas paragens sem levar embora sua cota de enganos. Que estes fiquem por conta do imperfeito. Mas a conversa começa a parecer um inventário, tarefa que cabe, quando cabe, depois de encerrada a conta, a outrem, caso a empreitada tenha serventia ou interesse. Em geral, basta um santinho para a missa de sétimo dia, contendo um resumo condescendente, como o “viveu com dignidade”, que soa bem sem se enfiar em pormenores.
          De modo que aqui estou, com as preocupações normais e as limitações da idade, mas satisfeito com o saldo. E tranquilizado pelos amigos que ultrapassaram a barreira dos setenta anos. Dizem que não dói, salvo as dores de um joelho, ou da coluna, ou uma ou outra além, desgastes naturais causados pela quilometragem avançada. Mas a boa manutenção ajuda, desde que não se force muito a rotação e o desgaste não tenha sido excessivo.
          Nesta altura, de desejos modestos e poucas inquietações, de muito visto e nem tanto aprendido, uma curiosidade tem-me atazanado e talvez o leitor possa me ajudar: gostaria muito de conhecer o Contribuinte. Saber quem é, que rosto tem, onde mora etc. Ouço falar desse sujeito a toda hora, no rádio, na televisão, os jornais o mencionam com insistência, mas não oferecem detalhes e a informação vaga abre campo para mil imaginações. Tudo indica ser um cidadão dos mais importantes do país. Rico, muito rico, será com certeza, pois é um tal de despejar contas a pagar em cima dele, de despesas altíssimas que ele não fez, que me pergunto de onde lhe vem tanto dinheiro e chego a suspeitar que possa estar envolvido em grossas maracutaias, dessas que os políticos promovem ou de que participam e envolvem sempre grana pesada. Ou seja, o Contribuinte estará levando o seu. Mais admira é que vai pagando as contas sem chiar, numa placidez bovina, em resignação santa. Agora mesmo estão lhe espetando outra, descomunal, e dizem que vem mais. Em minha eriçada e setentona curiosidade, me pergunto: será ele um refinado malandro, um santo ou um completo e apático idiota?


Maio de 2015.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GRATIDÃO OS HEROIS DA PANDEMIA