segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Alguns cuidados de garoto de Blumenau

 


Alguns cuidados de garoto de Blumenau

 

Infelizmente as fotografias de minha infância são raras e não mostram o que era viver em Blumenau e passar as férias em Florianópolis ou Laguna. Era uma época radicalmente diferente da atual. Parece que nascemos em outro mundo.

Ainda pouco acendi um palito de citronela para afugentar as moscas. Pequeninhas, mas que aparecem principalmente sobre a fruteira. Fica a dúvida sobre o que fazer, mas é uma oportunidade de lembrar dos mosquiteiros, da espiral do “Boa Noite” e principalmente de um esporte que pratiquei durante muito tempo: matar esses insetinhos (pura covardia minha) com um elástico. Era bom na pontaria e na casa em que moramos passávamos o dia brincando na rua, florestas de Blumenaus, em casa e no quintal. O porão era muito alto e assim o andar piso da casa era multi uso. Não gostava quando a empregada limpava as paredes. Meus troféus desapareciam.

Blumenau foi espaço para uma infância e juventude especial.

Pensava, é normal até primos citarem relacionamentos com famílias. Lá em casa isso não existia, tralvez porque os sobrenomes das famílias tradicionais fossem alemães.. Virou diversão mais tarde, quando o turismo começou para valer, ouvir turistas dizerem aonde queriam ir...

O tempo era diferente, saíamos de casa com a recomendação sempre repetida, cuidado com coice de cavalo cobras, não pisem em xixi de cavalo, nada de pescar, etc.

Que recomendações os pais dão hoje? Poucas pois exceto crianças mais pobres saem de casa sozinhas.

Os carros mudaram a vida urbana, para pior...

A pandemia mais ainda, que adultos teremos?

Felizes ou malucos?

João Carlos Cascaes

Curitiba, 15 de fevereiro de 2021

Um comentário:

GRATIDÃO OS HEROIS DA PANDEMIA