quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Não tropece na língua


Professora Maria Tereza de Queiroz Piacentini lança novo livro
Não Tropece Na Língua: lições e curiosidades do português brasileiro terá noite de autógrafos dia 8 de novembro na Livraria Cultura, Shopping Curitiba

30/10/2012 A professora e revisora Maria Tereza de Queiroz Piacentini lança no dia 8 de novembro, quinta-feira, na Livraria Cultura do Shopping Curitiba, seu novo livro, Não Tropece Na Língua: lições e curiosidades do português brasileiro (Editora Bonijuris). A sessão de autógrafos começa às 19 horas. 
No livro (304 págs.), dúvidas de leitores se transformaram em capítulos que tratam tanto do uso social da língua, como por exemplo o emprego de expressões como risco de vida, felizes férias, a presidenta, quanto de questões gramaticais, como o infinitivo flexionado na voz passiva, o travessão, a crase, os porquês. 
Licenciada em Letras e mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Maria Tereza tem outras obras publicadas, entre elas Só Vírgula e Só Palavras Compostas. A autora também é conhecida do público pela coluna semanal Não Tropece na Língua, disponível no site www.linguabrasil.com.br.  “O título da coluna foi sugerido pelo autor paranaense Jamil Snege. Gostamos da ideia de tropeçar, pois tropeço é escorregadela, deselegância, lapso, engano, deslize, coisas que todos procuramos evitar”, ela complementa.
A edição inicial de Não Tropece na Língua sai com 15 mil exemplares. Dois mil foram feitos em edição de luxo, com capa dura e fraque, e 13 mil em edição econômica, com capa flexível, dos quais 10 mil para distribuição gratuita a bibliotecas e escolas públicas de todo o país.
Sobre Maria Tereza de Queiroz
Maria Tereza de Queiroz Piacentini, catarinense, é licenciada em Letras (Português e Inglês), com Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Reside em Florianópolis/SC.
No seu histórico profissional constam importantes trabalhos como revisora e redatora oficial de diversas repartições públicas, como Fundação Catarinense de Cultura, Casa Civil, Secretaria de Estado da Educação e Assembleia Legislativa, destacando-se a revisão gramatical da Constituição do Estado de Santa Catarina de 1989. Lecionou na Associação dos Magistrados do Trabalho/SC, no Tribunal de Justiça/SC e na Escola Superior da Magistratura - ESMESC.
Atualmente ministra cursos de português, revisa livros – incluindo revisão técnica de traduções do inglês e francês – e, como diretora do Instituto Euclides da Cunha, sediado em Curitiba/PR, é responsável pela consultoria de português e pelos textos do sítio Língua Brasil.
Além desta obra, a professora Maria Tereza lançou Só Palavras Compostas: manual de consulta e autoaprendizagem (2000 e 2010), Só Vírgula: método fácil em vinte lições (1996, 2003 e 2009), Não Tropece na Língua – Crase, pronomes & curiosidades (2003) e Português para Redação Empresarial (1987).
http://d-image.bonijuris.com.br/i/2731/6

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GRATIDÃO OS HEROIS DA PANDEMIA