domingo, 28 de março de 2021

“Mulheres das Letras”, um evento marcante

 SIMBOLO%20CENTRO%20DE%20LETRAS

Centro de Letras do Paraná

Março de 2021

“Mulheres das Letras”, um evento marcante

            Alcançou excepcional repercussão o evento remoto “Mulheres das Letras”, que o Centro de Letras do Paraná realizou, em nove de março, homenageando mulheres de destaque no meio cultural paranaense.


Nove associadas do CLP 

presidem outras entidades!

            Abrindo o evento “Mulheres das Letras”, foram homenageadas nove associadas do Centro de Letras que se revelam líderes também em outras entidades, presidindo-as. Todas participaram e falaram sobre suas atividades e as instituições que presidem: Andréa Motta Paredes, Presidente da União Brasileira de Trovadores – Seção Curitiba e Estadual do Paraná;  Anita Zippin, Presidente da Academia de Letras José de Alencar;  Cássia Cassitas, Presidente da Academia Feminina de Letras do Paraná; Chloris Casagrande Justen, Presidente do Centro Paranaense Feminino de Cultura e que presidiu a Academia Paranaense de Letras; Lilia Maria Machado Souza, Presidente da Academia Paranaense da Poesia;  Maria Inês Borges da Silveira, Presidente da Academia de Cultura de Curitiba (ACCUR); Maria Teresa Marins Freire, Presidente da Associação Brasileira de Jornalistas e Escritoras – Coordenadoria do Paraná;  Valéria Borges da Silveira, Presidente da Associação Literária Lapeana, do município da Lapa; e Vânia Maria Souza Ennes, Grã-mestra da Soberana Ordem do Sapo. A participação de todas abrilhantou o evento!


Presidentes homenageadas

            As homenagens se estenderam às cinco mulheres que já presidiram o Centro de Letras. As duas primeiras, Leonor Castellano, Presidente de 1949 a 1952, e Juril de Plácido e Silva Carnasciali, Presidente na gestão 1968/70, tiveram suas memórias exaltadas pelas escritoras Teresa Teixeira de Britto e Vânia Maria Souza Ennes, integrantes da atual Diretoria. Em seguida, participaram as outras três Presidentes: Alzeli Bassetti, Adélia Maria Woellner e Neumar Carta Winter, que relataram aspectos relevantes das suas gestões e da história da entidade. Momentos maravilhosos!


Lembradas outras colaboradoras

            Também foram lembradas outras mulheres de destaque e que colaboraram com a Diretoria do CLP, em diferentes épocas, e citadas todas as que hoje ocupam cargos na Diretoria e suas Comissões de Assessoramento.

 

Poesia e música presentes

            O evento também teve poesia e música. Os poetas Emanuel Mascarenhas Padilha e Cyroba Cecy Braga Ritzmann apresentaram poemas, de suas autorias, em homenagem às mulheres. Na abertura, a compositora Ediméia Barreto da Silva executou, ao piano, uma das suas belas obras. Manoel Anísio Moscalewski encerrou o evento com apresentação musical em homenagem a todas mulheres. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

GRATIDÃO OS HEROIS DA PANDEMIA