sexta-feira, 18 de julho de 2014

O Direito & a Maiêutica

Caríssimo confrade Francisco:
Seu comentário é valioso e nos conforta sob a égide das idéias.
Na próxima edição terei orgulho, se me permitir, de acrescentar a crítica de Carlos  Nejar e a sua.
O meu muito obrigado, um abraço,Celso Portugal 

From:
To:
Subject: O Direito & a Maiêutica
Date: Thu, 17 Jul 2014 14:49:32 -0300

Caríssimo confrade Celso.

Li O Direito & a Maiêutica, e quero cumprimentá-lo por esse livro que não é para leituras rápidas. É, sim, uma obra para ser lida lenta e atentamente, absorvendo-se o seu conteúdo, refletindo, aprendendo, conhecendo e reconhecendo. Não há nada mais certo do que afirmar que da discussão nasce a luz: é o parto intelectual.

Além de ter me recordado de certos momentos preciosos do meu curso de Direito, fiquei igualmente pensando em Sartre e o existencialismo. Na década de 60 era isto o que se discutia nos meios intelectuais. Li inúmeros dos seus livros e sempre os considerei dentre os mais importantes de toda a minha vida. Mas o Sartre caiu no esquecimento e as novas gerações pouco o conhecem. Fico me perguntando: teria sido um modismo? Os princípios dos pensadores que inspiraram o universo sartreano, tal como você lembra em sua obra, estão superados... Talvez isto venha a corroborar esta provável realidade.

Seu livro faz jus ao autor filósofo e à herança intelectual proveniente do seu pai, o Dr. Clotário Portugal, na citação que introduz ao Capítulo V. É uma obra que faz pensar a cada página. E devo confessar que estas reflexões me instigaram a algumas reavaliações. Por exemplo, creio que vou reler Sartre para verificar, agora que estou surfando intelectualmente na minha faixa de septuagenário, como reagirei ao reencontrar o universo sartreano.

Uma vez mais, meus parabéns por O Direito & a Maiêutica, e obrigado por ter me dado a oportunidade de conhecer mais a fundo o seu pensamento filosófico.

Abraço do amigo, confrade e admirador,
Souto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GRATIDÃO OS HEROIS DA PANDEMIA