domingo, 29 de junho de 2014

Blogs do amigo e Confrade ALJA - Francisco Souto Neto

Francisco Souto Neto

18:22 (Há 4 horas)
para mimanitacelsodionearioswaldoJose

Estimado confrade Cascaes!

Obrigado pelo seu e-mail abaixo. Mesmo sem conhecer o prédio pessoalmente e por enquanto nada saber a seu respeito, a julgar pela imponência e riqueza arquitetônica eu acredito piamente que o mesmo esteja tombado. Mas é bom que, por precaução, investiguemos mais a fundo.

A respeito do seu post scriptum, eu tenho na verdade cinco diferentes blogs temáticos, porém todos eles criados para a transcrição de matérias exclusivamente já publicadas na imprensa: ou as escritas por mim, ou por outros jornalistas ou autores a respeito das minhas atividades profissionais (até aposentar-me em 1991) ou culturais. Só para dar ao confrade uma visão geral dos meus blogs, digo-lhe a respeito dos mesmos:

1º blog – O mais antigo de todos, criado para receber unicamente as transcrições da minha antiga coluna “Expressão & Arte” que foi publicada no Jornal I&C por 11 anos, durante um certo tempo simultaneamente no Jornal do Estado e na revista Charme (tornou-se também um programa de rádio homônimo, por mim apresentado na Rádio Cultura como treinamento para transformar-se em programa de televisão na gestão de René Dotti na SEEC e de Sale Wolokita na TV Cultura). Este blog encerrou-se no dia em que transcrevi a última coluna de 1998, envolvendo cerca de 1.400 críticas publicadas. Para você ter uma ideia da coluna, vou anexar uma de 1994, em que tenha me referido às atividades intelectuais da nossa querida confreira Anita Zippin:


-o-

2º blog – O segundo blog prestou-se a colecionar minhas impressões de viagens a vários lugares do mundo, publicadas entre 2002 e 2011 pelos jornais de bairro: Jornal Água Verde, Folha do Batel e Jornal Centro Cívico. No ano passado, por falta de um local mais adequado, ali incluí reportagens feitas pela Tribuna de Petrópolis a respeito de um bebê morto aos 3 meses de idade em 1872, inumado na necrópole da “cidade imperial”, e que foi o primogênito do meu bisavô e que era, portanto, meu tio-avô. O nome do bebê: Francisco José Alves Souto Filho. À criança (chamada de “Anjinho de Petrópolis) estão sendo atribuídos muitos milagres. O jornal me localizou através da internet, e daí coloquei a história neste blog...


Entretanto, é um blog encerrado, pelo menos até que eu resolva voltar a escrever sobre memórias de viagens. Só para o caro confrade ver como é, seguem minhas impressões sobre o Monte Saint-Michel:


-o-

3º blog – Abri terceiro blog para transcrever alguns editorias, artigos e crônicas publicados pelo meu pai no matutino Jornal do Paraná, de Ponta Grossa, do qual ele foi diretor de redação (era par de diretoria com Adalberto Carvalho de Araújo, pai da minha saudosa amiga e crítica de arte Adalice Araújo). Começa com textos seus de 1949, como se vê abaixo...


...mas a partir de 1958 eu passei a incluir as minhas publicações neste blog, como quando comecei a escrever (e publicar) escondido do meu pai, sob o pseudônimo de “Mister X” (bobagens de menino de 14 anos), como se vê aqui, ao final da página do blog abaixo...


... e a partir de 1988, ano a ano, está tudo o que se escreveu sobre meu trabalho na diretoria do Banestado, com alusões às minhas atividades culturais, como abaixo, em 1989, quando Anita Zippin lançou “Década” e entrou na minha vida como amiga (e como amiga da cultura paranaense), o que pode ser visto na ILUSTRAÇÃO 47, abaixo (ela está também mencionada por Aramis Millarch no último recorte, "Quem votou na escolha dos melhores", na ILUSTRAÇÃO 12):


Este blog também está encerrado. Parei com as transcrições de notícias no ano de 2007, porque então as memórias estavam se tornando recentes demais para que merecessem arquivamento...

-o-

4º blog – Este foi criado para a transcrição das minhas publicações nas revistas Informe Magazine e Mary in Foco. Depois revolvi incluir também neste mesmo blog as minhas participações ou menções em livros, como se vê abaixo.


-o-

5º e último blogo único que se encontra efetivamente em atividade. Ele registra exclusivamente as minhas crônicas mensais publicadas no Jornal Centro Cívico. Para ter ideia, aí vai uma crônica escolhida aleatoriamente, publicada no ano passado:


Achei um ótimo “exercício” discorrer ao caríssimo confrade a respeito dos meus blogs, e de como eles "funcionam". Como vê, encontra-se em atividade regular apenas o último deles, recebendo matérias somente após publicadas por mim em jornal.

E aqui fico, desejando-lhe, e à Dª Tânia, uma ótima nova semana.

Com o abraço fraterno do
Souto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GRATIDÃO OS HEROIS DA PANDEMIA