UNIÃO INDISSOLÚVEL
Prestes a deixar a presidência de nosso Cenáculo, o que farei com uma “dor no coração”, gostaria de entrega-lo à quem de direito, com um corpo associativo operoso e unido.
Casa de tão gloriosas tradições, centenária, o Centro de Letras do Paraná, que aprendemos a cognominar de “A Segunda Casa de Todas Nós”, enseja de todos uma grande afeição, induzindo, outrossim, grande responsabilidade.
Somos mais de trezentos, reunindo-nos, sistematicamente, todas as terças-feiras, em eventos que nos proporcionam momentos admiráveis, não só de entretenimento, como de cultura, aproximando-nos mais, uns dos outros, numa benquerência extraordinária.
Nada obstante, vez por outra, algum ato ou atitude, mormente deste dirigente, que sempre procurou a todos tratar bem e equanimemente, pode gerar algum desgosto e, até, afastamento.
Todavia, o Sodalício, é muito maior, de sorte a superar tais momentos negativos, relevando-se as faltas cometidas, porque, como bem assinalado pelo fabulista francês, cuja ponderação colhi em “Pensamentos de todos os tempos”, do caríssimo Jeorling J. Carneiro Cléve, “Toda a força é débil se não for unida”.
E o nosso Centro de Letras, legado precioso de sessenta e cinco intelectuais, Euclides Bandeira e Emiliano Perneta à frente, consolidou-se ao longo de tanto tempo, carecendo de muito mais, não só para a sua sobrevivência, senão para o seu aperfeiçoamento, a fim de se tornar maior ainda.
Todos sabemos como é difícil fazer e divulgar cultura.
O Poder Público, desafortunadamente, não pode, na maioria das vezes, socorrer as entidades, que lutam, desesperadamente, em busca de recursos de toda ordem.
Só mesmo o amor e o devotamento à causa que abraçamos, neste ambiente tão acolhedor, vencem o desânimo e o abatimento que muitas vezes nos domina.
Consequentemente, urge que nos unamos, cada vez mais, irmanando-nos, de forma indissolúvel.
Honremos os nossos antepassados e transmitamos às gerações futuras o queridíssimo Cenáculo, cada vez mais forte, prestigiado e valorizado.
Que o Divino Mestre sempre nos abençoe e prodigalize de graças, unindo-nos em afã tão glorioso!
PROGRAMAÇÃO DE OUTUBRO – 2013.
DIA 1º
16h
17h
|
Reunião da Diretoria e do Conselho Fiscal.
“A minha vida em quarenta minutos”, pelo confrade, orador primoroso Nilton Carias de Oliveira.
|
DIA 08
17h
|
“O Centenário de Vinícios de Moraes”.
Exposição da confreira Neumar Carta Winter.
Publicação de edital, com prazo de 15 dias, convocando para aEleição da Diretoria e do Conselho Fiscal, dia 05 de novembro, a partir das 14 horas.
|
DIA 15
17h
|
Terça da Poesia, a cargo da Academia Paranaense da Poesia.
Abertura do prazo para indicação de novos associadospara o nosso Sodalício.
|
DIA 23
17h
|
“A História da Ópera”.
Palestra do Doutor Hélio Germiniani, ilustre cardiologista e melômano.
|
DIA 29
17h
|
Surpreendente Tarde Musical.
|
Luís Renato Pedroso
Presidente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário