sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Palavras de agradecimento aos novos sócios

Prezados Confrades e Confreiras,
Caros amigos e amigas e demais convidados da
Academia de Letras José de Alencar

Com imensa alegria hoje comemoramos 72 anos de existência da nossa querida Academia José de Alencar, a veneranda ALJA.
Fundada em 4 de outubro de 1939, em seus Estatutos, primeiro artigo, diz que “tem por finalidade congregar intelectuais, prestando-lhes apoio moral, cultural e material – cooperando, assim, para o desenvolvimento da literatura, das ciências e das artes pátrias.” Esta atemporalidade de princípios consagra ainda mais estes objetivos na atualidade, ou seja, com grande amplitude desde seu início entendeu a necessidade de reunir pessoas realmente preocupadas com nosso desenvolvimento amplo e sustentado nos melhores valores nacionais.
O desafio persiste.
Aqui convivem pessoas de diversas áreas preocupadas naquele cenário em que os estatutos originais foram aprovados, em sessão no dia 13 de agosto de 1944, temas que permanecem atuais e extremamente importantes.
Por excelência a Academia se dedica, em especial, ao exercício de nossa Língua Portuguesa, fator fundamental ao sentimento que nos une internacionalmente. Aqui no Brasil temos a oportunidade de dar a amplitude que nosso país permite e necessita. Com nossos confrades portugueses, irmãos correspondentes, damos um caráter globalizado, marca dos tempos modernos e da história de Portugal.
Hoje, dia 17 de novembro de 2011, sentimos prazer e temos a honra adicional de trazer mais sócios, que, certamente, fortalecerão nosso trabalho.
Notem, nossos novos confrades e doutores Francisco Souto Neto, Luiz Fernando Queiroz e Pedro Silva assim como nossa nova Confreira e Professora Neide de Azevedo Lima que já desenvolvemos projetos e com a esperança de estimular nossos jovens ao pensamento e exercício da arte da redação e poesia. Em parceria com o Lions Clube Curitiba Batel e a Associação Brasileira de Defesa Cívica (ABDC) desenvolvemos ações atinentes a nossas atribuições, sempre preocupados em fazer da ALJA, nossa Academia de Letras José de Alencar uma associação viva e proativa no ambiente educacional brasileiro.
Nosso presidente, professor Arioswaldo Trancoso Cruz, não mede esforços para manter viva a chama que nos inspira, dando-nos a certeza de sucesso em propósitos que dispensam maiores explicações.
Vale insistir, contudo, sobre nossos anseios ao sermos admitidos na ALJA, aproveitando, em tempos de internet, um texto justo e perfeito (Portal Significado dos Nomes):
“Confiança e lealdade é o que se pode esperar da pessoa cuja personalidade é marcada pelo número 4. Alguém que não admite superficialidade e covardia. Muito produtiva e eficiente, faz de sua bandeira a prudência e a disciplina. Com os pés no chão, não se deixa levar por nada que se mostre leviano ou propostas sedutoras demais...”
Da numerologia que nos leva ao dia de criação da ALJA, 4 de outubro de 1939, à teimosia de existir contra todas as dificuldades enfrentadas em períodos com inúmeras mudanças de cenário a partir de 1939, acreditamos ganhar forças com os novos sócios, de quem esperamos sempre o máximo, pois fazer o mínimo não seria digno de pessoas tão especiais quanto diversas personalidades que já ocuparam e agora defendem suas cadeiras nessa Academia.
Nesse dia de alegria e muitas razões de orgulho queremos agradecer e cumprimentar a todos e em especial a nossos novos confrades.
Parabéns a todos nós.

João Carlos Cascaes
Curitiba, 17 de novembro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GRATIDÃO OS HEROIS DA PANDEMIA