A Academia de Letras José de Alencar começou como Associação de Cultura José de Alencar, em 04 de outubro de 1939, em Curitiba, Paraná. Atual presidente: Dra. Anita Zippin
quarta-feira, 23 de junho de 2021
Nota de Falecimento - professor Mamed Assim Zauith
saudações acadêmicas
Anita Zippin
Presidente
Academia de Letras José de Alencar
De: Centro de Letras do Paraná
Enviado: quarta-feira, 23 de junho de 2021 11:51
Para: Andrea Motta Paredes
Assunto: Nota de Falecimento.
Com profunda tristeza o Centro de Letras do Paraná, comunica o falecimento na data de hoje (23.06.2021) do nosso associado, o poeta professor Mamed Assim Zauith.
Prof. Mamed era natural de Barretos-SP. Geógrafo, bacharel em Direito e pedagogo, foi titular da cadeira de História Econômica e Administrativa do Brasil na Escola Técnica de Comércio De Plácido e Silva e professor
da Universidade Federal do Paraná. Membro efetivo do Centro de Letras do Paraná, associado da UBT-Curitiba e ocupava a cadeira Nr.38 da Academia Paranaense da Poesia.
Mamed, foi um estimado poeta trovador e um excelente professor que com certeza deixará muitas saudades.
O velório será realizado na data de hoje (23/06) das 9h às 13h no Cemitério Parque Iguaçu.
Ney Fernando Perracini de Azevedo.
By
relatar atividades culturais e reuniões da Academia de Letras José de Alencar - ALJA
às
junho 23, 2021
Nenhum comentário:


quarta-feira, 9 de junho de 2021
COVID 19
COVID-19
Associação dos condomínios homenageia profissionais da linha de frente com oito painéis em Curitiba
O primeiro deles, com oito metros de largura, será instalado em junho na Avenida Marechal Floriano Peixoto e traz em destaque a palavra ‘gratidão’
FOTOS EM ANEXO (Crédito/Divulgação) mostram as fases de desenvolvimento do painel de azulejos. Na foto maior, a arte final do mural que será instalado em junho.
A Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB/Vida Urbana) inaugura em junho o primeiro de oito painéis de azulejo que prestam homenagem aos profissionais da linha frente de combate à Covid-19 em Curitiba.
O painel, com 8 metros de comprimento e 2,10 metros de altura, será instalado na Avenida Marechal Floriano, próximo à sede da entidade trazendo a palavra “gratidão” em destaque. Sob o texto, foram desenhadas as figuras de representantes de onze categorias de profissionais que, mesmo sob o risco de contaminação, permaneceram trabalhando normalmente. É o caso dos médicos, enfermeiros, bombeiros, policiais, caixas de supermercado, balconistas de farmácia e frentistas de postos de gasolina, entre outros.
De acordo com Deisi Momm, coordenadora de projetos da ACGB/Vida Urbana, a previsão a princípio era inaugurar o primeiro painel ainda em maio para que coincidisse com o mês de aniversário da associação, que completou 21 anos no último dia 19. Os trabalhos, no entanto, foram interrompidos depois que cinco funcionários testaram positivo para o coronavírus.
A preparação dos azulejos, que são pintados com tinta de porcelana importada e queimados a uma temperatura de 800 graus, só foi retomada na semana passada. Ontem (26), funcionários da ACGB deram início à preparação do muro onde serão assentadas as peças de cerâmica. O painel, da concepção à execução, envolve dez trabalhadores e é totalmente custeado pelas empresas de condomínio associadas.
De acordo com Deisi, os demais painéis serão instalados ainda este ano em pontos estratégicos da capital paranaense para que possam ser apreciados pela população e, em especial, pelos profissionais da linha de frente. “Queremos que eles visualizem os murais e se sintam homenageados”.
Cada um dos painéis de azulejos, segundo a coordenadora, foi desenvolvido de modo a saudar categorias diferentes de trabalhadores. “São muitos e queremos que todos recebam o nosso agradecimento”.
Entidade sem fins lucrativos, a ACBG/Vida Urbana é responsável por projetos de recuperação de calçadas e de despichação de imóveis na capital. Em 2019, alpinistas urbanos da associação lavaram o obelisco da Praça 19 de Dezembro, no Centro Cívico, onde está instalada a escultura do Homem Nu. O monumento tem 44 metros de altura, o equivalente a um prédio de 15 andares.
A instalação dos painéis em homenagem aos profissionais que, direta ou indiretamente, colaboram na linha de frente de combate à covid-19, vem sendo divulgada desde o mês passado, através das redes sociais. “Começamos a postar imagens e textos para despertar a curiosidade das pessoas e principalmente daqueles que serão homenageados, afirma Deisi. “Foi a forma que encontramos para dizer ‘muito obrigado’”, completa.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:
Deisi Momm
Coordenadora de Projetos da ACGB / Vida Urbana
Av. Mal. Floriano Peixoto, 1400 – Centro – Curitiba
41 3323-7708 / 98739-8371
deisi@acgb.org.br
RES: ALJA - ACADEMIA DE LETRAS JOSÉ DE ALENCAR Mural Bonijuris
Bom dia Anita, o mural em homenagem aos trabalhadores da Saúde está instalado na Marechal Floriano Peixoto, 1400, ao lado da sede da ACGB. Quanto ao mural do Joatan vou me informar e passo a você.
Abraços,
Marcus
By
relatar atividades culturais e reuniões da Academia de Letras José de Alencar - ALJA
às
junho 09, 2021
Nenhum comentário:


sexta-feira, 4 de junho de 2021
ARI ´UM CARVALHO
By
relatar atividades culturais e reuniões da Academia de Letras José de Alencar - ALJA
às
junho 04, 2021
Nenhum comentário:


Marcadores:
João Carlos Bonat
terça-feira, 1 de junho de 2021
Administradores do blog da Alja
By
relatar atividades culturais e reuniões da Academia de Letras José de Alencar - ALJA
às
junho 01, 2021
Um comentário:


Assinar:
Postagens (Atom)
-
A ética da sobrevivência A ética da sobrevivência A pirâmide de Maslow (Google) é uma sugestão de crescimento diante de ...