terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Poiesis - Caminhadas Literárias

Comunicamos que as inscrições para o segundo Módulo do Poiesis (evento de extensão da UFPR, com certificado de 48 horas), O Romance, estarão abertas a partir do dia 14 de fevereiro de 2014, na secretaria do DELIN – Dom Pedro I, Reitoria da UFPR – Rua General Carneiro, 460 – 11º andar

As vagas serão limitadas e as inscrições serão finalizadas assim que a marca de 100 pessoas for atingida.

É necessário apresentar um documento oficial com foto no ato da inscrições.

Para informações referentes ao horário de funcionamento da Secretaria, entrar em contato através do telefone: 3360-5097

Poiesis - Caminhadas Literárias

O Poiesis - Caminhadas Literárias é um evento de extensão proposto por alunos de Letras da UFPR e coordenado pelo professor Benito Rodrigues. Sua premissa básica é oferecer um conjunto de palestras sobre grandes obras literárias, as obras consideradas como clássicas, isto é, parafraseando Italo Calvino, aquelas obras que nunca perdem a sua relevância, pois se mantêm atuais e pertinentes naquilo que nos tem a dizer. Cada palestra se centra em um autor e obra, por exemplo, O Processo de Franz Kafka, assim como cada uma é ministrada por um professor da UFPR, no caso da obra citada será o professor Paulo Soethe. Outra característica importante deste evento é que ele é destinado ao público acadêmico e não acadêmico. Nosso desejo de abarcar o público não acadêmico não é fortuito: acreditamos que a universidade precisa estar sempre em busca de estreitar seus laços com a comunidade. São muitos os projetos que visam este estreitamento, o Poiesis é mais um deles. Todos esses esforços buscam superar o distanciamento da academia das pessoas que não desfrutam dos saberes ali veiculados. Desta maneira esperamos contribuir nesta empreitada cuja importância nunca deve ser negligenciada. Ao lado disso, os organizadores do evento também se encontram empenhados em oferecer algo de qualidade, e gratuito, para a cena cultural da cidade, a saber, uma grande história da literatura ocidental ofertada por professores especialistas em determinados autores e obras, lembrando que este evento tem duração de três anos e se encontra dividido em três módulos: Grandes Narrativas, O Romance e A Poesia.
No ano de 2013 se deu o primeiro módulo, Grandes Narrativas, que se debruçou sobre obras escritas desde o século VIII a. C. (Ilíada e Odisséia) até o XIX (Fausto). Foram ao todo dez obras contempladas, além das já citadas tivemos: Bíblia, Canção de Rolando, A Divina Comédia, Teogonia, Os Lusíadas, Metamorfoses e Tragédias de Shakespeare. A adesão do público ao evento nos surpreendeu e nos deixou muito animados com o futuro do Poiesis, tivemos mais de 150 inscrições entre acadêmicos e não acadêmicos, com uma média de 78 pessoas por encontro, sendo que em palestras como a da Bíblia os cem lugares do anfiteatro não foram suficientes para acomodar a todos, algumas pessoas tiveram que sentar no chão. Isso nos leva a duas observações importantes: eventos dessa natureza são bem quistos pelo público e, assim sendo, seria interessante se eles se tornassem cada vez mais comuns não só no curso de Letras como nos demais cursos da UFPR (como negar a relevância, por exemplo, de um curso de Direito Constitucional, Psicanálise, Filosofia e Sociologia gratuitos, ministrados por especialistas e abertos a toda comunidade?). 
Em 2014 daremos continuidade ao Poiesis, com seu segundo módulo, O Romance. Sabe-se que o romance é o gênero literário mais bem acatado pelos leitores e o que dá maior retorno financeiro aos escritores. Sabe-se também que o romance foi, durante um bom tempo, visto como o gênero por excelência da burguesia, que adorava ver-se refletida em suas páginas. Porém, hoje sabemos que o romance é não só um gênero de longuíssima data como também de inusitados desdobramentos: Marcel Proust, James Joyce, Samuel Beckett, Machado de Assis, Guimarães Rosa e Alain Robbe-Grillet são romancistas que tornaram explícita a plasticidade deste gênero. Mal podemos acreditar que estes escritores escreveram sobre a mesma fôrma que os Romancistas Gregos, Miguel de Cervantes, Johan Wolfgang Von Goethe e Honoré de Balzac. Porém, isso é uma evidência histórica, evidência esta que buscaremos tornar reconhecível aos participantes das palestras por meio desta imensa e ambiciosa caminhada pelos bosques deste tão belo e multifacetado gênero literário. 
Ao todo serão doze palestras (as obras, datas e palestrantes estão designados abaixo), sendo que os participantes podem se inscrever e participar de todas (caso queiram ganhar certificado, que exige um mínimo de 90% de frequência) ou participar somente das palestras que sejam do seu interesse, sem inscrição, basta comparecer no dia. A ordem das palestras não segue a cronologia de publicação das obras, ou seja, Satyricon, escrito nas primeiras décadas d. C., será uma das últimas palestras, e Ulysses, escrito no início do século XX, será a primeira. Tal organização se fundamenta em um desejo de transmitir ao público a noção de que uma história da literatura pode sim ser pensada sob outros vieses que não os do historicismo clássico que a muitos anos grassa, predominantemente, nos estudos literários. Constatamos que esta escolha, assim como o fato de o evento ser ministrado por vários professores ao invés de só um, acaba permitindo aos participantes uma ampla margem para que os mesmos infiram suas próprias conclusões e tracem suas próprias linhas de concatenação entre os temas e as obras. Portanto, temos uma história da literatura algo dispersa, mas que, justamente por essa dispersão, acaba oferecendo ao público uma maior liberdade de co-participação na formulação de hipóteses que tragam (ou não) uma certa coerência ao escopo que iremos abordar. 
As inscrições estarão abertas no início do mês de fevereiro (ainda não temos a data certa, mas os interessados podem se informar enviando e-mail para poiesiscaminhadasliterarias @gmail.com), as vagas são limitadas, cem, e as inscrições serão feitas na secretaria do DELEM no décimo primeiro andar da Reitoria (Dom Pedro I). Todas as palestras ocorrerão aos sábados, das 14 às 18 horas, com quinze minutos de intervalo, no Anfiteatro 1100 da Reitoria (também décimo primeiro andar, Dom Pedro I). Ao término deste módulo iremos sortear, para os inscritos que tiverem um mínimo de 80% de frequência, todas as obras que serão abordadas durante este módulo.

Obras, datas e professores palestrantes:

22/02 - Ulysses, de James Joyce, com Caetano Galindo.
22/03 - O Processo, de Franz Kafka, com Paulo Soethe.
05/04 - A Paixão Segundo GH, de Clarice Lispector, com Lucia Cherem. 
26/04 - As Cidades Invisíveis, de Italo Calvino, com Ernani Fritoli.
17/05 - Madame Bovary, de Gustave Flaubert, com Sandra Stoparo.
07/06 - O Som e a Fúria, de William Faulkner, com Luci Collin. 
16/08 - Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, com Rodrigo.
30/08 - O Evangelho Segundo Jesus Cristo, de José Saramago, com Marcelo Sandmann.
13/09 - Memórias Póstumas, de Machado de Assis, com Marilene Weinhardt. 
27/09 - Satyricon, de Petrônio, com Rodrigo Gonçalvez. 
25/10 - Cem anos de Solidão, de Gabriel Garcia Marquez, com Isabel Jasinski.
22/11 - Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, com Paulo Soethe. 



GRATIDÃO OS HEROIS DA PANDEMIA